Notícias
A Cedifer vê boas perspectivas de crescimento no segmento de ferramentas especiais. A empresa paulista, fabricante de ferramentas standard e especiais e proprietária das marcas Hard-Tools e W-Weller, informa que já vinha notando o crescimento de sua participação nesse segmento. Esse movimento, porém, acentuou-se nos últimos meses, “após o anúncio do fechamento das fábricas de ferramentas especiais de importantes players do setor”, afirma o diretor Industrial, Renato V. Almeida.
Almeida lembra que, prestes a completar meio século de existência, a Cedifer passou a produzir ferramentas há 20 anos. Desde então vem investindo continuamente na fábrica, contando hoje com um parque de máquinas de última geração. “A empresa vem se mostrando bastante competitiva neste concorrido segmento, produzindo ferramentas padronizadas ISO e desenvolvendo soluções especiais, tanto na linha de pastilhas intercambiáveis quanto em rotativas integrais de metal duro”, comenta.
Bem equipada e com o câmbio favorável nesse momento, a empresa tem conquistado clientes com a proposta de redução de custos e menor prazo de entrega. Entre esses novos clientes estão um grande fabricante de autopeças, para o qual realizou alguns desenvolvimentos recentes na linha de ferramentas de PCD, dois deles já testados e aprovados e outros três em processo. Para um fabricante de conexões, a empresa acaba de desenvolver uma ferramenta especial e um inserto do tipo spot face; para outro, da área de disco de freios, está desenvolvendo uma broca de metal duro especial (para furação e escareamento).
Novas Máquinas - Recentemente, a fábrica da Cedifer, instalação em Diadema (SP), recebeu um centro de usinagem de 5 eixos simultâneos Hermle, uma afiadora CNC de 5 eixos Anca, dois centros de usinagem da Romi e uma máquina de polimento e roneamento, esta voltada para a realização de tratamentos diferenciados de arestas. Passou a contar ainda com uma célula para a produção e afiação de insertos especiais de metal duro, PCD, CBN e cerâmica, equipada com afiadoras Ewag.
”Mesmo diante das atuais turbulências econômica e política, a empresa decidiu continuar investindo, acreditando que após este período sairemos fortalecidos e com o reconhecimento de nossos esforços por parte de nossos clientes”, afirma Fernando V. Almeida, diretor Financeiro da Cedifer. “Hoje temos um portfólio com mais de 30 mil itens e orgulho de poder dizer que nossa segurança de entrega chega à casa dos 96%, o que é um grande trunfo da nossa companhia”.
A Cedifer tem hoje duas unidades, sendo a fábrica em Diadema (SP) e a matriz na capital paulista, onde se concentra o departamento comercial e estoques, reunindo cerca de 70 colaboradores. O diretor Financeiro garante que os investimentos irão continuar em 2016 e que, para o primeiro semestre, já está prevista a chegada de mais uma máquina de última geração, para a produção de itens de extrema precisão voltados ao acabamento de furos.